quarta-feira, 27 de julho de 2011

Essenciais palavras

Livro antigo
                                                                               
Vamos esclarecer uma dúvida que é quase geral: antes que digam que estou dando mau exemplo, sim, eu sei que ELUCUBRAÇÃO se escreve com 'u', mas tem gente que não sabe. É apenas uma brincadeira para agregar meu apelido ao vocábulo!!!
Significado da palavra: consumir noites estudando algo; criar algo com esforço, muita meditação; especular, pensar muito sobre algo. ( Houaiss, Dicionário da Lingua Portuguesa).
Os brasileiros gostam de usar palávras ditas difíceis, para impressionar, passar uma imagem de erudição e grande cultura. Mas devemos tomar cuidado com elas, e a melhor forma é usando bons dicionários. Aprendi com meu pai a usá-los sempre, que carinhosamente os chamava de Pai dos Burros. Mas estava errado, na verdade é o Pai dos Sábios.
Em minhas palestras a estudantes de primeiro e segundo graus, analisando a redação, montagem e edição de um livro, costumo dizer que o melhor amigo do escritor é o dicionário. Deve ser consultado sem preguiça, sempre que uma dúvida surge. Incentivando as crianças a bem escrever e falar, podemos prepará-las melhor ao bom desempenho de várias carreiras,  pois a boa comunicação faz parte de muitas delas. Mesmo no convívio social, o correto uso da linguagem facilita o entendimento entre os seres humanos, não dando margem a interpretações errôneas; a lingua portuguêsa é muito rica, plena de vocabulário específico para cada ideia a ser comunicada. Quando bem falada nosso lingua é fabulosa para descrição de quaisquer temas.
 Acrescento sempre também que uma das melhores formas de se desenvolver um bom linguajar, com fluência e inteligibilidade, é ler sem cessar. Além do aproveitamento da mensagem em si, o hábito da leitura acrescenta sempre o inestimável desenvolvimento do conhecimento dos termos mais variados e seus corretos usos. Desde que seja feita uma escolha eficiente dos livros a serem lidos. Para todos os gostos existem livros maravilhosos à disposição, tanto nas livrarias como nas bibliotecas. Outra forma, que muito aprecio, de ter acesso a eles, é através da troca de livros entre amigos, contanto que sejam devidamente devolvidos. Hoje em dia, o advento dos e-books, para os que gostam de tecnologias modernas, trás uma possibidade a mais.
Os livros são uma excelente companhia, podem ser  professores de história, geografia, sociologia, psicologia, biologia, etc. Eles nos fazem viajar, mesmo que permaneçamos em nossa sala. Eles nos levam a pensar, mesmo sem perceber. Nos fazem sonhar, embora acordados. São fontes inesgotáveis de sabedoria e conhecimento.
Presenteie com livros, e se não souber escolher segundo o gosto do presenteado, dê um vale livro, à disposição em várias boas livrarias. 
Incentive filhos e netos a lerem mais! E não se esqueçam de muni-los de bons dicionários, não deixando apenas à internet a missão de esclarecer grafias e significados. 
Vamos ensinar as crianças  o bom Português !!!

"Um país se faz com homens e livros"  - Monteiro Lobato

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário