quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Apologia da criação e da vida

Arnaldo Falcomer



Esta oração foi extraída de um discurso de Arnaldo Falcomer, meu pai, realizado no dia 23 de março de 1990, na Loja Maçônica Lord Baden Powell, ocasião em que ele estava sendo homenageado, por inúmeros trabalhos realizados.

           "Oh Grande Arquiteto do Universo! Tu me criaste achando que de alguma forma minha presença entre os homens seria compensadora, embora Teu projeto não tenha sido inteiramente realizado. Eu Te causei muita decepção. Mas, para um espírito pobre, até que fiz muito! Fracassei em muitas coisas. Quem sabe se em oito ou dez vidas conseguirei atingir o que esperavas de mim. Não devo ser ingrato, agradeço teres me colocado num lar humílimo, mas honrado. Jamais na minha casa encontrei rejeição aos meus costumes, minhas idéias. Jamais conheci a infelicidade, porque aprendi a não ter inveja. Nunca experimentei o menosprezo, porque me puseste do lado de irmãos, tios, avós, primos, colegas de escola e de trabalho que sempre demonstraram acatamento e respeito a mim. Conheci desde cedo, que, sem ser cobiçoso, algum progresso atingiria por meios próprios e honestamente. Posso não ter atingido os níveis que esperavam de mim, por ser alma pequena, mas minha intenção sempre foi a de construir, de participar, de colaborar.
           Criaste o homem, Supremo Arquiteto, para que ele realize e cresça, para que ele supere a si mesmo e construa um mundo melhor. Daí eu sentir a tremenda responsabilidade que está sobre meus ombros. Por que percebo que minha vida se esvai e pouca coisa mais poderei fazer. Só uma coisa posso transmitir de muito oportuno aos mais moços que eu: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias”, mensagem presente em nossos rituais. Façam agora, porque amanhã pode não haver oportunidade nem condição.
           Grande é meu débito pelo que não fiz em muitas áreas de interesse da Humanidade. Meus amigos, que são meus credores pelo que não realizei, são por demais complacentes.
           Sou grato a Ti, Grande Arquiteto, pela descomunal tolerância que tens para comigo. Sou muitíssimo agradecido  aos meus amigos e extremamente feliz por não ter de quem me queixar. Sou grato a Ti por eu ter sido colocado em caminhos onde encontrei por espelho Homens de estatura moral elevada, almas nobres, tipos altivos, seja no âmbito da Maçonaria, do Escotismo, no mundo religioso e na atividade profissional.
           Faço esta exaltação a Ti, Grade Arquiteto de Universo, porque sois a expressão da Vida, Vida Universal, Vida Eterna!
          Vida entre amigos, vida entre irmãos, pulsação infinita, calor humano, calor sideral, calor celestial, calor Divino!
          Graças Te rendemos, Oh Grande Arquiteto do Universo! Assim Seja!”

Arnaldo Falcomer





Um comentário: