sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O melhor lugar

Um chalé para os amigos
                                                                                                   
Aposentadoria, novos rumos, escolhas, mudanças, indecisões,  pesquisas,  reflexões, conversas e mais conversas.....

Não vou dizer que é ruim, não é! Estar à frente de tantas possibilidades não deixa de ser instigante,  não deixa de ser um grande prazer ter   opões;  faz lembrar a criança em frente ao balcão de doces, na dúvida entre a escura bomba de chocolate e a colorida tortinha de morangos.....
Só que aos 60 anos qualquer escolha terá prazo de validade curto. Quanto se poderá usufruir da nova vida? Quinze anos? No máximo vinte? Então não dá tempo de passar cinco anos pensando e mudando de idéia.
O lugar escolhido para se passar o final da vida tem que ser ótimo, tranquilo, com os pequenos detalhes que fazem a felicidade, cercada do que mais gosto de ver e fazer, rodeada de bons livros, filmes e muita música maravilhosa. Mas, essencialmente, perto  das pessoas que amo: meu amor, minha família, meus amigos, meu cachorro e meu gato, o que ainda vou adotar.
O local, por si só, nada representa. Não é nada.... paisagens, isto é,  ninguém. A sua importância está diretamente ligada a quem eu gosto de ter como companhia. A sua beleza diretamente ligada às conversas, risos, lágrimas, olhares,  e tudo que faz a vida ter sentido e ser grande e prazeirosa.
Sempre amei as paisagens nos quadros, apenas o belo, estável  e descomplicado horizonte despovoado, mas não é assim que quero viver. Gostaria de montar um cenário perfeito para este final de existência  onde seria encenada a comemoração de tantos anos de alegria compartilhada, onde viriam todos para se deliciar com a maravilhosa  festa que é o encontro de almas afins,  gente com o coração grande, a alma terna e amiga,  gente com a mente aberta a novas reflexões e prazeres, gastronômicos, filosóficos, sensoriais, teológicos, numismáticos, pictóricos, fotográficos, visuais,  o que for. Gente mais velha, com suas recordações a serem divididas, ou gente jovem para injetar energia nas veias já lentas. Crianças a quem ensinar ou com quem aprender a pureza e sinceridade.
Sempre amei as pessoas, por toda a minha vida, nelas coloquei todas as minhas expectativas, sonhos, afeição e  amor. A elas me dediquei, ofereci meu tempo e meus pensamentos, minha preocupação e  meu carinho. Por elas e com elas fiz os planos do dia a dia e assim gostaria que fosse até o fim.  Não  gostaria de me separar de  ninguém, estar longe olhando as distantes montanhas ou contemplando o oceano sem fim. Tanto o mar quanto o floresta me são caros, mas apenas se puder ali estar com meus amores. Todos.
Espero assim poder, quando com meu novo status de aposentada,  não me afastar de ninguém. Não sou o ser humano que gostaria de ser faroleira, apenas com meu cão. Nem a  heremita que  mora no topo do monte com meu gato, estudando até o último dia. Nem  a sonhadora romântica que habita a cabana à beira mar com meu amor, e por ele vive e só com ele se satisfaz.
Certa vez fui chamada de “Flor do asfalto” por uma sábia senhora amiga. Mas não é a cidade grande em si que me atrai. É quem nela existe, pois foi onde vivi. É quem nela me fala de perto ao coração. Sou urbana porque social. No sentido mais puro da palavra: que ama a convivência com os meus semelhantes. E meus preferidos entre estes são meus amigos e  minha família !
Ao decidir onde gostaria de morar, me vejo cada vez mais perto de dizer que quero estar onde o povo está: este povo que admiro e  amo, que conheço bem e entendo, este povo que  é o resultado de tudo que plantei durante tantos anos:  a amizade  é  puro deleite, construída  com cada telefonema, cada visita, cada email, cada compartilhamento de situação importante na vida de cada um.
À minha família e aos meus amigos digo que quero estar por perto pra sempre. Que serão recebidos em minha casa a qualquer tempo. Para um cafezinho, um jantar, uma boa noite de sono. Para uma conversa franca. Ou apenas pra ouvir juntos uma música especial. Para um encontro de páscoa, de natal, de aniversário, um fim de semana prolongado, à sombra de uma árvore,  em espreguiçadeiras, água de côco e  castanhas de caju. O que acharem mais apetitoso.
Não deixem de aparecer por aqui. Venham ou me convidem para ir às suas casas, se preferirem ou precisarem. Mantenham contacto, pois farei o mesmo. 
Bem vindos à minha nova vida que se aproxima!!!


Eloísa Falcomer
São Paulo, 11 de 11 de 11

5 comentários:

  1. ah elo que lindo!!!! meu deus voce é uma amiga maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Uma vida de sensibilidade merece, mas MERECE MESMO, uma aponsetadoria sensível!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Elô,
    Que delícia de texto!
    Com certeza vou querer aparecer por aí para tomarmos um cafezinho com canela (só assim para eu tomar café puro) e comversarmos bastante :)
    beijos e saudades...
    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, Elô ! Muito oportuno, profundo, sensível ... penso que suas palavras exprimem os sentimentos de todos nós ...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir