sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A alegria, a felicidade

Amigos confabulando  ICATU - CAMPOS DO JORDÃO

A alegria, a felicidade

“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade”
Georges Bernanos -  Escritor e jornalista frances (20.2.1888/5.7.1948)


          A busca da felicidade tem sido tema recorrente na literatura, teatro, cinema, ópera, filosofia, psicologia, etc. O ser humano pensante tenta encontrar caminhos que levem ao encontro do significado ou sentido da vida, e do verdadeiro encontro com a felicidade.
          A meu ver,  observadora do ser humano que sou, a felicidade está na busca, no caminho a percorrer, está no que podemos realizar a cada momento, cada qual utilizando os melhores dons ou bens de que dispõe  na ajuda ao próximo, na alegria de seus irmãos, na solução de problemas simples de quem nos cerca, na alimentação de quem tem fome, no aconselhamento de quem se encontra indeciso e pede ajuda, na doação de vestimenta aos que passam frio, no abrigo a quem não tem teto, no abraço fraterno a quem se sente só, no sorriso carinhoso a quem está passando ao seu lado, enfim, no gesto ou palavra de amor ao seu semelhante. E tudo isso visando o ato em si, a alegria de ver o outro alegre, não a recompensa, não o retorno, não o reconhecimento. Tudo isso feito indiscriminadamente, livre de preconceitos. Simplesmente porque amar faz bem ao nosso coração.
           Pequenos gestos, como dar as mãos, podem significar muito mais, quando gera o companheirismo num momento de sofrimento ou dor. Um olhar sincero e cúmplice acalenta a alma e por si só passa a mensagem de que estamos ali ao lado, para o que der e vier. O mais simples aceno, o sorriso franco, o abraço, o beijo, podem trazer calor à alma, causar alegria, em quem dá e em quem recebe: pode haver coisa melhor do que compartilhar sentimentos bons? Pode haver sensação maior de alegria do que na reciprocidade de emoções? É sempre uma via de mão dupla, um espelho que reflete o que se mostra a ele.
            Uma conversa tranquila com um amigo, a quem temos oportunidade de  conhecer melhor, oferecer ideias, elucidar dúvidas das mais variadas, aprender um com o outro, usufruir das experiências do outro, congregando a mesma fé ou não, tentando entender as diversas formas de agir e de pensar, é nestas conversas que estabelecemos a amizade e com ela vem a alegria, e decorrente disso a felicidade. É na troca de palavras  sinceras que a amizade aflora, na confiança repartida que ela se eterniza, no caminhar junto, mesmo que por caminhos diversos que ela se estabelece, e trás mais significado à vida.
            O ser humano é gregário por natureza, e nestes encontros felizes surgem a justificativa, a explicação e o estabelecimento dos vínculos que norteiam nosso viver, nestes encontros temos a oportunidade de aprender, crescer, evoluir, nos desenvolver intelectual, emocional e espiritualmente. Temos a chance de tentar ver o mundo pelo olhar do outro, abrindo e ampliando nossos horizontes. E a cada passo dado, de mãos dadas com o amor incondicinal, caminharmos tendo a felicidade ao nosso lado, em todo tempo, a cada minuto.

                                                   Eloísa Falcomer
                                       São Paulo, 21 de agosto de 2011.

Um comentário:

  1. Elô! A filosofia inerente a esse texto é simplesmente um reflexo da tua essência! Da tua natureza generosa, dos teus impulsos solidários e dos teus valores éticos. Essas palavras brotam com tanta naturalidade porque fazem parte da prática diária da tua existência ... e é por isso que eu sei, que o teu espelho só pode refletir jardins intermináveis de flores.

    ResponderExcluir